Translate

quarta-feira, 31 de julho de 2013

dois pesos e duas medidas

O grupo aeroespacial europeu EADS mudou de nome. Agora é apenas Airbus  nome da sua principal e mais conhecida empresa. A sede continua em Toulouse / França. Consta que a maioria do capital  é agora  controlado por uma empresa   estatal   que pertence  ao estado  alemão. Este grupo inclui  as fábricas Eurocopter de helicópteros e várias  industrias de fabrico de mísseis e do mais variado material. É  o  o maior grupo industrial europeu

Há um ano a Mercedes quis vender perto  de 20% da EADS, a srª Merkel utilizou o seu direito de opção  adquirindo essa participação quando os chineses  tinham oferecido   um valor  muitissimo superior  por essa quota.
Não  se critica a posição da srª  Merkel,  não  podemos esquecer  que a Comissão Europeia sempre se opôs aos direitos de opção do Estado português sobre empresas  nacionais, que  comparadas com o grupo Airbus, são minusculas,casos de   PT, EDP, Ren, ANA,etc.   Bruxelas também se opõe a qualquer operação estatal  que permita salvar  os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ao mesmo tempo a UE aceitou um resgate de 7 mil milhões de euros para salvar da falência o grupo automóvel PSA. 

O governo português  ao ir para Bruxelas   tem de se impor, tem de negociar, não pode permitir que o grosso dos fundos comunitários  fique pelos países com mais poder  

Porque será  que aquilo que pode ser feito noutros países é proibido  pela UE em Portugal?

O País necessita de ministros mais portugueses do que foram Vitor Gaspar e Álvaro Pereira e  até  mais que a .......................  atual ministra das finanças.

Sem comentários:

Enviar um comentário